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Curtas: Moonlighter



Moonlighter é, de longe, uma das supresas mais agradáveis que eu tive, se tratando de jogos Indie. Isso se deu pelo fato de eu não esperar nada de um joguinho que, a primeira vista, não passava de mais um dos muitos títulos inspirados na famigerada franquia Zelda. Mas, quando se joga, de cara se percebe que ele nada em águas bem mais calmas que esses tantos outros parentes.Esse jogo não tenta criar uma aventura de ir do ponto A até o ponto B. É tudo muito mais simplório e isso não é ruim. Na verdade, essa é a maior qualidade de Moonlighter

Aqui, você assume o controle de Will, o herdeiro da Moonlighter, a última loja de Rynoka, uma cidade construída à beira de masmorras que possuem artefatos das mais diversas variedades. Assim, com a morte de seus antepassados dentro das masmorras, é necessário que ele utilize de seu  espírito aventureiro para desbravar seus perigos, vender os artefatos obtidos no local e alcançar a tão almejada quinta masmorra.


Sim, Moonlighter é um jogo de gerenciamento de lojinha. Mas é muito mais que isso. É um roguelike de primeira. A morte nesse jogo representa uma grande penalidade, fazendo você perder todo o progresso naquela empreitada.

Além disso, cada masmorra é disposta de forma aleatória. Você pode até se deparar com a mesma sala dezenas de vezes, mas cada vez que se entra na masmorra, a ordem das salas, os inimigos, baús, tudo é disposto de uma forma diferente.

Isso ajuda a compensar o fator repetição do jogo, já que você repetirá a mesma ação dezenas, ou até centenas de vezes apenas para conseguir certa quantidade de dinheiro para melhorar sua loja, seus equipamentos e até mesmo a cidade.


No jogo, existem basicamente três objetivos. O principal deles é alcançar a quinta masmorra. Esse foi, justamente, o objetivo de seus antepassados, o que os levou a morte. Esse também é o grande sonho de Will, que é aconselhado pelo velho Zenon, amigo de seu falecido avô, a focar apenas em obter artefatos e manter a Moonlighter, ao invés de almejar algo que nenhum aventureiro havia conseguido antes.

O segundo objetivo é reconstruir a Moonlighter e manter o legado de seus ancestrais. Com a morte de vários aventureiros, as masmorras foram fechadas e o comércio da cidade ruiu. Will, que além de um aventureiro, carrega o legado da mais antiga loja da cidade, almeja não só adquirir a maior glória de um herói das masmorras, como também reconstruir sua loja.

Por fim, o terceiro objetivo é reconstruir a economia da cidade. Com o crescimento da Moonlighter, a ideia é trazer novos mercadores e refazer os dias de riqueza de Rynoka.


Todas essas características unidas ao sistema de loja que, mesmo sendo simples e pouco complexo, é a cereja do bolo que torna essa premissa meio "esquisita", em um ótimo jogo. É óbvio que esse título cai nos clichês dos jogos indies, como um gráfico pixelado -que é lindo, diga-se de passagem-, as piadinhas e a clara inspiração em uma franquia de sucesso. Nada disso pode ser taxado como defeito, já que foram utilizados na dose certa.

Moonlighter não tenta alçar voos mais altos que suas asas podem levar, mas sabe exatamente onde pode chegar e executa de forma primorosa suas ideias.

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